terça-feira, 17 de julho de 2012


Análise de Batman  Arkham City




Imagine perder sua família de uma maneira injusta e cruel ficando sozinho no mundo de escuridão, somente tendo como guia a vingança. Foi isso que aconteceu com o jovem Bruce Wane quando tinha 8 anos, a partir daí nasce uma lenda no mundo dos quadrinhos: “Batman o cavaleiro das trevas”.

Como todos sabem Batman é um personagem fictício de um quadrinho americano homônimo publicado pela DC (Detective Comics), além das hqs esse herói está presente em vários campos como:desenhos animados, filmes, seriados, games etc. Nos games o cavaleiro das trevas está presente desde épocas clássicas, sendo que sua ultima empreitada ocorreu nos consoles atuais XBOX 360 e PS3 através do jogo Batman Arkham City.

Desde a tela de introdução já podemos perceber o quanto à produtora Rocksteady se preocupou em captar a essência do personagem. Nessa tela vemos Batman no alto de um prédio observando as ruas de Gotham City, ele está a espera de que algum criminoso cometa o erro de cruzar seu caminho.

No game a cidade de Gotham foi dividida, uma parte dedicada aos cidadãos de bem, a outro reservada aos criminosos. Bruce Wane não concorda com isso e elabora um plano para adentrar aos portões de Arkham City. Ao longo da história vemos quais são as verdadeiras intenções do herói, uma trama fascinante e cheia de reviravoltas  que lembra muito o enredo escrito por Franck Miller em 1986 para a minissérie de hqs Batman o cavaleiro das trevas.

Uns dos pontos mais importantes no universo de Batman são seus vilões, no jogo eles foram retratados fielmente Durante a partida nos deparamos com vilões mais clássicos como: Coringa, Pingüim, Charada, Duas Caras, Eravenenosa e Arlequina, mas também alguns pouco conhecidos pelo grande público como: Pistoleiro, Mascara Negra, Chapeleiro Louco, Zsasz .

A ambientação é impressionante as ruas de Arkham City  são cheias de detalhes, o jogador pode andar livremente pelo vasto cenário utilizando para isso os aparelhos desenvolvidos pela Waynetech.Ao todo temos 11 aparelhos destraváveis, cada um desses tem várias finalidade criando assim uma gigantesca gama de opções.

A jogabilidade  é fluida, os combos execultados pelo personagem durante as batalhas são espetaculares, apertando X no XBOX 360 temos uma enorme variedade de golpes, o Y funciona como um contra-ataque que deve ser aplicado no momento certo.

Para ajudar o jogador na exploração a Rocksteady criou o “modo detetive”. Esse modo é ativado ao apertar o botão LB e tem como finalidades localizar pistas, verificar as condições físicas de pessoas, identificar pontos de observação.

O jogo possui vários extras como: modelos dos personagens em 3D, bibliografias, arte conceitual, além disso podemos citar o modo vingança do Charada que possui uma série de mapas para serem explorados aumentado o fator replay da partida.

Concluindo Batman Arkham City é um game obrigatório que vale a pena ser jogado ao longo de suas aproximadamente 10 horas, no dia 29 de Maio foi lançada à edição Game of Year que traz todas as dls incluindo: Mulher gato e a Vingança da Arlequina.




















Para saber mais sobre Batman:

Leia a série de quadrinhos: Batman O cavaleiro das Trevas de Franck Miller e A Piada Mortal (clássica).

Assista:a série animada Batman os bravos e destemidos, os filmes do herói principalmente os novos com Chistian Bale no papel do justiceiro mascarado, lembrando que “Batman o cavaleiro das trevas ressurge” estréia dia 27 de julho nos cinemas brasileiros.


Um comentário: